quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O desenvolvimento de um texto dissertativo

















Frases-modelo, para o desenvolvimento:
Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar o desenvolvimento. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
  • Frases para parágrafos causas e consequências:
Ao se examinarem alguns ..., verifica-se que ... . Pode-se mencionar, por exemplo, ...
Em consequência disso, vê-se, a todo instante, ...
  • Frases para parágrafos prós e contras:
Alguns argumentam que .... . Além disso ... . Isso sem contar que ....
Outros, porém, ..... . Há registros históricos de ....... que .......
  • Frases para parágrafos sobre trajetória histórica:
Antigamente, quando ... , percebia-se que ...
Atualmente, observa-se que ...
Em consequência disso, nota-se ...
Outras frases:
Dentre os inúmeros motivos que levaram o ...... é incontestável que .....
A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ......
Fazendo um estudo de ....... , percebe-se, por meio de ...... , ....
  • Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:
É muito importante que os parágrafos do desenvolvimento tenham ligação, a fim de que não transformem a dissertação em uma sequência de parágrafos desconexos. Segue, a seguir, uma série de frases para a ligação entre os parágrafos.
Além disso ...
Outro fator existente ...
Outra preocupação constante ...
Ainda convém lembrar ...
Por outro lado ...
Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto






2 comentários:

  1. Professora, vou repetir as introduções, para que a senhora possa me dizer se elas estão em coesão com o texto

    Introdução>>
    O famoso jeitinho brasileiro, a astúcia, a malandragem parecem ser um estigma que está muito longe de ser desmistificado. Se dar bem em qualquer situação, passar por cima de interesses coletivos em prol de interesses particulares, a chaga da corrupção parece estar marcada à ferro nas identidades brasileiras. Afinal, por que o brasileiro é corrupto? Por que o Estado é tão corruptível?
    Desenvolvimento>>
    Segundo o levantamento de Transparência Internacional, o Brasil foi classificado como um dos países mais corruptos, a falsa premissa de que toda a população brasileira é corrupta tende a ser aceita pelo senso comum. Assim, levando a conclusão de que a corrupção é algo imutável no caráter da população, gerando um ceticismo em relação a expectativa de que o cenário da corrupção possa ser alterado.
    Além disso, inúmeros escândalos sobre corrupção são relatados nos meios midiáticos, a sensação de impunidade gera a ideia de que crimes do gênero nunca serão resolvidos, e, consequentemente, podem levar ao comodismo e indiferença da população. É preciso uma punição efetiva, com penas realmente satisfatórias.
    Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística) 75% dos entrevistados cometeriam crimes como: desviar recursos da educação e saúde para outras áreas, superfaturar obras e desviar o dinheiro para patrimônio público ou familiar, entre outros, caso estivessem no mesmo lugar e situação que políticos acusados de tais crimes. A fragilidade da lei e do Estado, a certeza da impunidade permitem a corrupção e tais dados reafirmam a ideia de que a transgressão das leis pelos brasileiros é algo cultural.


    >>>Introdução 2
    Corrupção, tudo aquilo que vai contra a lei ou age à favor de interesses particulares em detrimento de coletivos. Furar a fila, aceitar o troco errado, comprar produtos falsificados, desviar um real ou um milhão dos cofres públicos. A corrupção está em todos os cantos
    Desenvolvimento>>
    "Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, seu ser social lhe determina a consciência", diz Karl Marx. A noção de que políticos ao chegarem ao Congresso são corrompidos, tende a ser aceita pela população. Assim como aquele que não se adapta ao meio que está inserido, tende a ser excluído, gerando a falsa premissa de que ser corrupto ou ser conivente com a corrupção é a única alternativa a ser tomada, ao invés, de combatê-la.
    Além disso, palavras como ética ou moral parecem há muito ter sido esquecidas pela população brasileira, a cultura de transgressão das leis parece estar enraizada, de tal forma que comprar produtos falsificados, subornar autoridades ou sonegar impostos tornou-se tão comum quanto beber água. Levando a falsa premissa de que corrupção se resume a atos ilegais cometidos somente por aqueles que estão no poder.

    (Não consegui explorar aquela ideia que lhe falei, acho que tenho que anotar em vez de ficar "guardado" na mente, tentei fazer 3 para a segunda também, mas, né)

    ResponderExcluir
  2. -Introdução:
    A corrupção nesse país é vivenciada todos os dias em praticamente todos os lugares, seja por parte dos governantes ou mesmo dos civis. A formação da moral e da índole dos brasileiros transparece em suas ações cotidianas, ou seja, se a corrupção é tão comum à maioria dos brasileiros é porque, provavelmente a mesma é resultado da cultura dos cidadãos.
    -Desenvolvimento:
    A corrupção não somente esta presente em grandes escândalos políticos, ela também existe nos pequenos atos infracionais praticados por grande parcela da população, que, na maioria das vezes, são encaradas como comportamentos banais, irrelevantes. Um exemplo disso é quando um cidadão recebe um troco a mais em um supermercado que, por menor que seja a diferença, não deixa de ser um ato corrupto.
    Ao decorrer da história, a corrupção se fez tão presente na sociedade que os brasileiros foram se acomodando a ela, o que levou a geração contemporânea a certo conformismo em relação à corrupção. Aos poucos ela foi se tornando uma praga hereditária, fazendo parte integrante da cultura brasileira.

    ResponderExcluir